Blog Layout

Amy Santos • jan. 16, 2024

Liderença e a Falta de Motivação

Quando a liderança falha consigo mesma, ela pode esperar por desencantos em série, inevitável.

Considerando a influência que o líder exerce sobre o time e por consequência, o impacto nos resultados da organização, é básico que esteja atento a falta de energia e desgastes emocionais, não muito raro, isso afeta suas emoções e relacionamentos, isso se dá por conta do esforço para consolidar suas entregas.


Não se permita ficar por muito tempo com suas energias em baixa, pois, um dos impactos diretos que podemos citar é a falta de engajamento da equipe, já que os membros não se sentem inspirados ou motivados pelo líder.


A energia que o líder propaga, de apreensão, falta de clareza para a tomada de decisão ou atitudes equivocadas, mesmo que pontuais, sem um planejamento estruturado, tem por consequência um clima de insegurança e instabilidade sobre sua equipe.


Agora,  vamos entender um pouco mais sobre quais são alguns dos possíveis desdobramentos dessa falha na liderança:


  • Insegurança e baixa produtividade:

 

Uma das consequências de líderes desmotivados é a queda na produtividade ou na qualidade do trabalho, já que a equipe pode esmorecer e não se dedicar ao trabalho com a mesma energia e entusiasmo. Por consequência, baixa coesão da equipe, já que a falta de entusiasmo do líder pode afetar a unidade e o trabalho, os níveis de comunicação, inclusive, gerando ruídos sobre interpretações divergentes sobre a entrega do trabalho em equipe.


É natural que a falta direção ou de segurança na gestão de pessoas, acarretem outras instabilidades. O líder é uma referência a ser observada, seguida, então, manter pessoas capacitadas e conscientes de suas demandas, com o mínimo de interferência emocional, pode colaborar com a melhor produtividade.


A falta de confiança e respeito por parte da equipe pode gerar questionamentos acerca de decisões e instabilidade desse líder, comprometendo a eficácia do trabalho em equipe e qualidade como um todo.


  • Absenteísmo:


Aumento do turnover e absenteísmo, já que os membros da equipe podem buscar outras oportunidades de trabalho mais desafiadoras e ao mesmo tempo, integrados a um time organizado e com propósito.


Dificuldade em reter talentos, aqueles que pertencem ao time podem ter dificuldades com a integração e o senso de pertencimento, exercendo assim, o presenteísmo,  isso ocorre quando estão de corpo presente, porém, incapazes de se dedicar completamente às suas atividades ou se comprometer com o time.


Aqui, uma questão importante é zelar pelo senso de pertencimento, a inclusão da equipe e do indivíduo para que se sintam valorizados.


  • Qualidade da entrega comprometida:

 Imagine que a empresa é um sistema, que todas as decisões e demandas estão de alguma forma conectadas; mesmo que aparentemente algumas questões sejam alocadas em departamentos específicos, e as interferências sejam identificáveis em um ou outro setor, no geral, atitudes da liderança vão reverberando sobre as equipes, atingindo os demais setores que estão conectados;


Em algum momento, pode impactar na baixa qualidade do atendimento ao cliente, já que a equipe pode não estar comprometida em oferecer um excelente atendimento ao cliente.


Por consequência, uma baixa satisfação dos clientes é apenas consequência de uma equipe que não faz questão de oferecer a melhor experiência para o cliente e isso pode comprometer a fidelização e recomendação da marca para o mercado, simples assim.


  • Baixa conexão com a cultura organizacional:

 

A incongruência do discurso com a atitude pode ser gritante quando se quer defender uma cultura forte, líderes desmotivados ou desconectados comprometem o engajamento saudável.

A falta de alinhamento com a cultura e valores da empresa é só uma consequência a mais, já que a equipe pode não se sentir conectada com a missão e valores da organização, pela falta de compromisso e coesão da liderança com o time.

O ambiente de trabalho pode se tornar negativo, já que a falta de entusiasmo do líder pode afetar o clima organizacional e gerar um clima tóxico e desmotivador para a equipe.

O desenvolvimento da cultura organizacional, pode ser afetada, já que a falta de entusiasmo da liderança pode afetar a forma como a empresa é vista pelos funcionários, clientes e stakeholders.


  • Resistência às mudanças e baixa criatividade:


Um aspecto importante é a falta de inovação e criatividade, já que a equipe pode ficar inibida, desmotivada para propor novas ideias e soluções para os desafios da empresa.

Outro aspecto é a dificuldade em lidar com mudanças e desafios, já que a equipe pode não se comprometer o suficiente para enfrentar os obstáculos que surgem ao longo do caminho;

Líderes fechados ou desmotivados estão impedindo o fluxo criativo na organização e nem sempre a questão é somente operacional, as vezes, é só um reflexo do fechamento e rigidez na liderança, pense nisso.


  • Impacto nos negócios da organização:


Perda de oportunidades de negócios, já que a falta de entusiasmo do líder pode afetar a capacidade da equipe ou deixa-la  muito inferior ao seu potencial, não sendo possível identificar novas oportunidades e explorá-las.

Falta de inovação e de melhoria contínua, já que a equipe pode se sentir desmotivada para buscar novas soluções e melhorias em processos e produtos.

Esses são apenas alguns dos prejuízos que podem ocorrer em lideranças desmotivadas; também considere que não estamos tratando aqui de casos pontuais ou isolados. Fato é que se o líder estiver desmotivado e sem entusiasmo no cotidiano, irá impactar direta ou indiretamente sua equipe.

Uma equipe precisa de estabilidade e integração constante para se sentir segura e manter os melhores níveis de entrega.

Mesmo que consideremos times mais dinâmicos e maduros, com altas demandas e pouca integração entre si, o líder deve ter um nível automotivação saudável para si, para se relacionar com time e conduzir o trabalho em equipe. É premissa do líder INSPIRAR.


Conclusão:


Se você percebe uma instabilidade em suas emoções e nas interações sociais, busque por mais conhecimento na área da Inteligência Emocional, procure por suporte profissional, coaching ou uma mentoria para líderes a fim de equilibrar seus níveis emocionais e encontrar mais recursos em si e para seus projetos! 



Se você gostou deste conteúdo, copie este link para suas redes sociais e nos ajude a divulgar conteúdos relevantes para o desenvolvimento pessoal e profissional. 
Você pode nos indicar sugestões de temas: contato@asercarreiras.com.br
Por Amy Santos 16 jan., 2024
Como Estimular a Inteligência Coletiva e Positiva
Por Amy Santos 16 jan., 2024
Reconhecendo os Limites Pessoais e seus Excessos
Por Amy Santos 16 jan., 2024
"Solicitando ajuda para o atingimento de metas"
Share by: