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Amy Santos • jan. 16, 2024

Liderança - Engajamento de Times

Como um líder pode desenvolver maior Comprometimento com sua equipe.

Introdução:


Estamos explorando com um pouco mais de detalhes alguns dos desafios enfrentados por líderes de times e processos na sua trajetória diária.


Evidente que não estamos sendo profundos ou tentando esgotar todas as facetas da competência em liderança, porém, dificilmente um líder não enfrentará alguns dos desafios abordados nestes conteúdos sugeridos nessa série de 8 postagens.


Neste post queremos abordar a responsabilidade de incluir, integrar as pessoas e manter seu time engajado para o atingimento de metas.


Existem perfis de líderes com maior influência, dada sua abertura para pessoas e relacionamentos, porém, isso pode não ser suficiente quando o objetivo vai além, o líder tem o compromisso com os resultados da organização como um todo, com a qualidade de suas entregas, ainda respeitando outros requisitos indispensáveis à gestão.


Então, olhando sob esse prisma, vamos abordar alguns outros aspectos quem impactam diretamente no time, quando o assunto é engajamento: 


  • Tenha uma Comunicação Clara
  • Faça Alinhamentos de Expectativas e Dê Suporte
  • Defina Metas
  • Tenha Abertura para Feedbacks
  • Oportunize o Desenvolvimento e Autonomia do Time
  • Seja Positivo


Comunicação clara e frequente:


O líder deve manter sua equipe informada sobre a visão, missão e objetivos da empresa e como esses se aplicam no seu trabalho diário.


Entender e informar ao time como a entrega individual de cada membro da equipe vai impactar no resultado do time e das demais equipes na organização, é responsabilidade do líder.


É muito comum que líderes tenham em suas mentes o que deve e como deve ser feito e, portanto, vai informando quais os próximos passos ou quais tarefas devem ser executadas; outros se apoiam exclusivamente na transcrição de processos, como se ignorasse que no dia a dia, nem tudo transcorre na mais perfeita ordem, que ajustes de prioridades precisam ser revistas e que algumas concessões podem ou não ser feitas. Esses pequenos detalhes podem deixar o time perdido, quando o imprevisto acontece.


Para esses casos, a comunicação do líder pode fazer toda a diferença, isso porque além de soluções pontuais, os liderados terão mais segurança em solicitar ou comunicar qualquer desvio de rota durante a execução de seu trabalho.


A comunicação precisa ser clara, sem rodeios e que seja mais direta possível para atingir o cerne da questão.


Certifique-se da adequação de suas orientações para o momento, se seus argumentos para essa ocasião em específico são válidos ou se está apenas impondo mais regras ao processo e dificultando o andamento do trabalho.


Procure orientar sobre a necessidade específica e ao ouvir seus liderados, use a escuta ativa, evite interrupções ou julgamentos a fim de entender e contribuir da melhor forma.


Seja sensível às necessidades de seu time, exercite a empatia e seja respeitoso a fim gerar valor para suas interações com as pessoas e promover um ambiente mais colaborativo e menos cheio de regras e protocolos na comunicação;


Expresse abertura em sua comunicação escrita e seja sucinto na comunicação falada, as pessoas não tem tempo a perder e a distância pode nos deixar alheios ao senso de urgência de quem nos solicita.


Utilize melhor os recursos e ferramentas de comunicação, se estiver se comunicando por e-mail, mensagem de texto ou redes sociais, utilize recursos como negrito, itálico e emojis para enfatizar informações importantes e tornar a mensagem mais clara, a ideia aqui não é ser infantil ou prolixo, mas demonstrar abertura e ao mesmo tempo, objetividade e clareza sobre o que se quer expressar.


Lembre-se que a comunicação clara é fundamental para uma boa interação com seu time, use sem moderação!


Estabelecer expectativas e dar o suporte:


Um líder deve comunicar claramente as expectativas de desempenho e comportamento de sua equipe, definindo o que é esperado de cada membro e entendendo o tempo de maturação que cada habilidade exigirá, sobremaneira as mais complexas ou críticas.


O desalinhamento entre a capacidade pontual de um liderado e sua necessidade de execução deve ter um mínimo de coerência, as vezes o profissional pode estar limitado pela falta de vivência, experiência, cognição, exemplos, embasamento teórico, falta de parâmetros, inexistência de ferramentas adequadas de apoio ou processos complexos ou ineficaz, entre outras “limitações” que restringem ou comprometem a performance. Isso não significa que este seja incapaz, mas que a execução não será na velocidade ou com os ajustes finos necessários que a ocasião requer. Então, como líder, você sabe identificar essas limitações?


Para diminuir falsas expectativas entre as partes numa relação de trabalho, é importante estabelecer uma comunicação clara e transparente desde o início. Algumas dicas são:


Ao fazer os alinhamentos, deixe prazos e recursos com uma certa folga (tempo para revisão, correção e entrega no prazo), quanto aos demais recursos, organize o que for necessário, mas não deixe faltar, pois, interrupções e suspenções de atividades impactam no prazo e na qualidade do trabalho, negociar antecipadamente é melhor do que justificar atrasos, baixa qualidade ou falhas no projeto inicial.


Compete ao líder dar o suporte e mobilizar os recursos necessários para que sua equipe possa realizar seu trabalho de forma eficaz.

 

Ainda neste ponto, vale lembrar que mudanças não comunicadas ou acordos não fixados e surpresas são um verdadeiro indício de frustração. Portanto, ser honesto em relação às limitações, capacidades e recursos disponíveis, para evitar expectativas irreais fará toda a diferença.

Seja transparente em seus alinhamentos com o time!


Definir metas desafiadoras:


O líder deve definir metas desafiadoras que incentivem a equipe a sair da zona de conforto e a buscar a excelência e melhores resultados.


Não permita que seu time seja razoável ou medíocre. Neste ponto, considere que se não houver novidades em seus processos, a performance deve ser melhor que a do período anterior, haja visto a experiência e conhecimento sobre cultura e processos já consolidados pelos membros do time.


Por mais estável que sejam as pessoas de seu time, a repetição e ausência de novidades os fará cair na zona de conforto e isso é péssimo para qualquer organização, porque incorre no retrocesso ou estagnação e isso não faz sentido algum.


Oriente que os profissionais mais maduros de seu time possam dar suporte aos novos profissionais da equipe. Estimule a melhoria e simplificação de processos, treine e oriente sobre novas ferramentas e metodologias do mercado, mantenha seu time atualizado;


Incentive o aprimoramento em novas competências, coloque seu time para contribuir em reuniões técnicas ou de apresentações de resultados do departamento, mas nunca, nunca permita a acomodação, entregar mais do mesmo, porque o que pode parecer indício de simples conformidade, pode ser na verdade um desestímulo, uma derrocada para algumas pessoas de seu time, pense nisso! 


Abertura para feedback regular:


Espera-se que o líder forneça feedback regular aos membros da equipe, destacando suas realizações e apontando áreas de melhoria.


Para que as informações não se percam e o acompanhamento de tarefas e projetos estejam num curso de prazo e processos adequados, é interessante que o líder se reúna a sua equipe periodicamente, orientando sobre os ajustes necessários e averiguações de necessidades específicas do time.


Mesmo que você tenha apenas um liderado, importa que o profissional receba o feedback para avançar com mais objetividade sobre seus desafios.


Essa é uma das melhores estratégias para garantir que os trabalhos continuem alinhados ao ritmo de produção e que recursos sejam oferecidos a tempo, bem como correções de rota que se façam necessárias.


Profissionais que recebem feedback se sentem mais à vontade para abrir os detalhes sobre suas demandas, para solicitar ajuda e apoiar ao líder em momentos críticos, isso porque um canal de abertura e reciprocidade se estabelece durante os alinhamentos. 


Oportunizar o desenvolvimento do time e autonomia da equipe:


Você está atento às capacidades de seu time? Sabe quais são as aspirações mais interessantes de seus membros e como podem contribuir com o momento da organização?


Compete ao líder identificar as habilidades e interesses dos membros da equipe e proporcionar oportunidades de desenvolvimento para que possam crescer e melhorar em suas áreas de atuação.


Novas capacidades podem ser estimuladas a partir de treinamentos, workshops, mentorias, cursos online, entre outras opções, que ajudem a equipe a adquirir novas habilidades e conhecimentos, e a se desenvolver profissionalmente.

Ao investir no desenvolvimento da equipe, o líder demonstra comprometimento com o crescimento dos membros e contribui para o sucesso da empresa a médio e  longo prazos.


É natural que à medida que o time vai amadurecendo em seus processos, recebam mais autonomia, permitindo que os membros tomem decisões e assumam responsabilidades em seu trabalho.


Sobre esse ponto é importante ressaltar que o grau de maturidade do time é que vai determinar quais pessoas e quais processos podem ser geridos por um membro ou outro do time.


Exercitar a autonomia entre liderados é saudável e necessário, afinal uma das atribuições do líder é formar e treinar novos líderes, no mínimo, ter uma matriz de proficiência que cubra todas as demandas do setor e manter o desenvolvimento contínuo do time.


Além do benefício acima citado, existe uma aspiração por desafios, por novidades e responsabilidade entre os profissionais, que é exatamente o que torna sua jornada desafiadora e isso as motiva.


Dar autonomia ao time é chamar à responsabilidade e ao engajamento, o que aumenta o senso de pertencimento e importância dentro do time e para a organização.


Criar um ambiente de trabalho positivo


Preservar um ambiente construtivo e com alta energia para realização, não é tão simples, mas é necessário.


Alguns ambientes exalam comprometimento, serviço, inovação; outros criatividade, beleza, estética; outros ainda, a alta performance, a jovialidade e energia, mas independente da cultura promovida, é importante que o ambiente seja positivo.


Mais do que contribuir com o clima organizacional e saúde emocional no ambiente, agir “de propósito” e com coerência para atingir um propósito maior passa pela saúde emocional das pessoas que ali trabalham.


É natural que o time reflita os humores, estados emocionais e energia promovidos no ambiente corporativo.


Imagine a cena de uma pessoa que passa a semana toda mal humorado e num segundo momento, chamando pessoas para um feedback e cobrando “leveza” você já passou isso?  Além de incongruente e constrangedor, isso mais parece uma atitude apelativa, para transferência de responsabilidade!


Neste caso, compete ao líder, manter o ambiente de trabalho positivo, onde os membros da equipe se sintam valorizados, respeitados e apoiados em sua jornada dentro da empresa. É Importante reconhecer o progresso da equipe, celebrar pequenos avanços, mostrando o quanto as pessoas são importantes para a empresa e seu papel nos resultados alcançados.


Seja exemplo quanto líder, expressando comportamentos e atitudes que inspiram e motivem sua equipe. Mantenha uma certa estabilidade emocional positiva, isso vai comunicar muito melhor, quando as coisas não estiverem muito bem e quando houver necessidade de ajustes, ficará mais evidente e o porquê.


Continuamos no próximo POST!




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