1. Definição do Objetivo:
O primeiro princípio diz respeito à clareza de onde se quer chegar, pois, enquanto isso não for definido, dificilmente é feito qualquer movimento; mais que isso, é importante que este objetivo esteja alinhado a um propósito específico, como um desejo ardente.
Você pode começar escrevendo sobre o que se quer; leia para si mesmo em voz alta, faz sentido? Então, imagine-se fazendo, executando algo, como se já estivesse lá, como se já tivesse alcançado. Isso é visualização, faça este exercício pelo menos uma vez por dia, todos os dias.
Nutrir sua mente com este tipo de pensamento, focado em seus objetivos, vai atribuir valor para seu desejo, uma percepção de importância, uma prioridade para seu cérebro focar mais em recursos e meios para sua realização. Você estará nutrindo sua vontade e simultaneamente, se empoderando e mensurando recursos e energia necessários para dedicar-se a um objetivo específico.
Isso significa que os bens materiais obtidos por alguns são fruto de uma relação de causa e efeito dos serviços prestados
por essas pessoas. Em outras palavras, um objetivo definido só será conquistado se existir previamente na mente daquele que desejou, sendo tal objetivo uma contrapartida de “serviço útil prestado em espírito de harmonia”.
Então, defina seu
objetivo e o que está disposto a fazer o concretizar; quais são os
benefícios
ou
retorno
que isso lhe
trará? E, proporcionalmente a isso,
quanto está disposto a investir (considere: tempo, energia ou recursos financeiros ou pessoais) que lhe seja compatível?
Para atingir seu objetivo, o que está disposto a dar antes, para então receber?
Na prática, quando se fala em atingir objetivos, muitas vezes olha-se ao redor, à procura de quem possa ajudar? Onde ou como encontrar meios e recursos para dar o pontapé inicial; cadê o padrinho, o anjo? Veja que neste primeiro tópico, é importante que olhe para si mesmo, e perceba o quanto você está disposto a se doar para uma causa que você acredite.
Não importa se seu objetivo é subir um nível, transição de carreira ou empreender, importa que alinhado ao seu objetivo, esteja consciente de que nesta relação de causa e efeito, seu retorno será proporcional ao que você se dedicar em servir, daí seus resultados.
2. Crie uma Master Mind (Mente Mestra)
Master Mind, trata-se de um grupo ou aliança de pessoas (2 ou mais), unidas com um objetivo em comum, as quais compartilham mentoria para seus membros, visando orientar, aconselhar, visando resolver questões em comum neste grupo. A unidade destas mentes que colaboram entre si, gera grande potencial de realização.
Neste contexto, tanto os objetivos devem estar alinhados quanto a harmonia e positividade mental para solução de problemas, entre seus membros, então, há relevância na escolha de pessoas chave para a composição do grupo de Mente Mestra.
Dentro do contexto de desenvolvimento e aprendizados, é fundamental o reconhecimento proporcional às contribuições e responsabilidades de seus membros e que, portanto, cada membro receba proporcionalmente ao seu valor de contribuição à aliança, do contrário, o grupo tende a ruir.
3. Tenha uma Personalidade Atraente:
Algumas características da personalidade podem ser desenvolvidas ou aprimoradas, para o atingimento de objetivos, isso é possível para qualquer pessoa que queira:
4. Fé aplicada:
A “Fé Aplicada”, aqui representa a capacidade de realização, é interno e a força propulsora é a autoconfiança, ou seja, a crença sobre a capacidade individual sobre a capacidade de êxito naquilo a que se propõe.
Esta autoconfiança é alimentada pelo desejo, mais que isso, uma obsessão em realizar determinado objetivo, sobre o qual são elaborados planos e metas para sua concretização. Saber onde pretende chegar, traçar um plano para alcançar este objetivo e agir em torno com foco e determinação promove o desenvolvimento desta “Fé ou Crença em si mesmo” ou seu “Poder pessoal”.
5. Ir além:
Esse princípio, sugere que a pessoa empenhada em atingir o sucesso, deve cultivar o hábito de fazer o seu trabalho com excelência, procurando fazer entregas maiores ou melhores do que aquelas para as quais está sendo remunerado. O trabalho diferenciado, tem o poder de atrair atenção e gerar confiança em suas entregas e corroborar com seu poder pessoal. Essas pessoas tendem a atrair uma atenção especial, como um solucionador de problemas, a pessoa que tem a resposta certa, alguém que possa ajudar; são os indispensáveis em qualquer time e naturalmente, os escolhidos nas oportunidades de promoções.
Adotando esta postura, mais proativa e não buscando uma recompensa imediata facilitará na manutenção de uma atitude mental positiva, uma vez que a pessoa vai além do que é paga para fazer, está projetando sua ascensão profissional no médio prazo, posicionando-se sempre à frente, se permitindo oportunidades que mais cedo ou mais tarde serão reconhecidas ou recompensadas.
6. Esforço Individual Organizado:
Aqui se aplica a iniciativa pessoal de agir voluntariamente (atitude), no controle de sua mente, usando sua capacidade direcionando sua energia, competências e habilidades para atingir os objetivos propostos;
O esforço individual organizado parte da premissa da ação imediata rumo aos seus objetivos, ou seja, um esforço direcionado com clareza de propósito, cuja ação e energia empregados tem um alvo certo, sem dissipar recursos; é eficiente.
7. Visão Criativa
Visão criativa nada mais é do que usar a imaginação. O autor fala de dois modelos a saber:
A imaginação sintética, que se combina com ideias preexistentes para inovar ou criar novos arranjos e a imaginação criativa que parte do subconsciente lidando com novas ideias; a combinação dos dois modelos atua na solução de vários problemas.
Eis a fórmula:
Objetivo Definido + Desejo obsessivo por realizar + autoconfiança (isenta do medo ou dúvidas) = Manifestação da Fé.
Esta fé em questão, é a que move as barreiras e te coloca em contato com a “inteligência infinita” que conhece todos os fatos, possibilidades e soluções para qualquer questão que possa ser resolvida.
O autor sugere que este princípio é como se você entregasse um problema ao seu subconsciente e este te responde apresentando meios e recursos para a solução perfeita; para que este processo se complete, é importante transformar o desejo em obsessão, como sendo uma única coisa importante ou seja, pensamentos recorrentes e intensos traduzidos em desejo.
A imaginação é uma capacidade que pode ser exercitada, estimulada e, portanto, desenvolvida; quanto mais a exercitamos, mais sensível e aguçada ela fica.
Parte 1.2 - Insights extraídos do livro de Napoleon Hill, “Como aumentar o seu próprio salário”.