Auditorias Internas são realizadas pela própria empresa a partir de colaboradores de outras áreas que estejam comprometidos com sistema de qualidade da empresa ou por Auditores contratados;
Auditores contratados vem a ser uma boa opção, se considerarmos a isenção de vínculo, que possam gerar conflito de interesses ou fatores de ordem pessoal com a área auditada, portanto, tem maior liberdade para apontar os erros encontrados.
Através da auditoria serão obtidas informações para a melhoria continua do sistema de gestão, seja através de não conformidades, observações ou oportunidades de melhoria.
A auditoria interna é uma atividade destinada a observar, indagar, questionar, checar e propor alterações e procedimentos. Trata-se de um controle administrativo, cuja função é avaliar a eficiência dos processos, ferramentas e sua execução alinhada com os objetivos operacionais da organização.
Cabe a auditoria interna assegurar que os parâmetros do sistema de gestão estão em conformidade, gerando os resultados esperados.
A auditoria interna pode ser realizada a fim de auxiliar na adequação de sistema de gestão, como exemplo, a
ISO 9001, criar planos de ação para ajustar os processos, identificar pontos falhos ou fragilidades nos processos que precisem ser corrigidas.