Blog Layout

Amy Santos • 16 de janeiro de 2024

Liderança & Desenvolvimento - Trabalho em Equipe

"Solicitando ajuda para o atingimento de metas"


Em continuidade à nossa proposta de refletirmos sobre alguns dos desafios sobre liderança, e veja que não são poucos, vamos lançar luz sobre alguns perrengues, e desmitificar a figura do “líder-todo-poderoso”.


Nossa ideia não é, nem de longe reduzir os méritos ou fragilizar sua autoridade e imagem ou ainda,  reduzir suas conquistas, até porque, liderança como temos ressaltado a cada a matéria, é uma competência e, portanto, pode e deve ser desenvolvida.


Como toda pessoa em desenvolvimento, em algum momento esse líder precisará de apoio, encorajamento, novos exemplos, mais recursos e até intervenções, eventualmente, vamos ver se isso faz sentido no desenrolar desse conteúdo:


Enquanto constrói confiança e reciprocidade: O líder está sempre disponível para oferecer ajuda, sugerir melhores práticas, apoiar decisões e até incluir força-tarefa ou mobilizar pessoas para conclusão pontual de algumas demandas, bem, esse é o seu papel.


É importante criar esse ambiente de confiança e colaboração mútua, onde os membros da equipe se sintam à vontade para pedir e oferecer ajuda uns aos outros. Como líder, é fundamental cultivar essa cultura incentivando a colaboração, reconhecendo as contribuições individuais e valorizando o trabalho em equipe.


Quando os superiores e subordinados percebem que o líder está disposto a pedir ajuda e também a oferecer suporte quando necessário, isso cria um ambiente mais solidário e propenso à colaboração.


A questão aqui é “Como um líder pode pedir ajuda?”  Como isso acontece com mais frequência, em que circunstâncias isso é mais comum? Como isso pode ser interpretado por seus superiores ou subordinados? Existem restrições ou limitadores?


Um líder é uma figura importante dentro da organização, pois ele é responsável por guiar sua equipe rumo ao sucesso e à excelência. No entanto, mesmo os líderes mais competentes podem encontrar situações desafiadoras ou complexas que exija ajuda de outros membros da equipe ou mesmo de seus superiores. Pedir ajuda pode ser uma ação estratégica e importante, se feita de forma apropriada e contextualizada.


Existem diferentes casos em que um líder pode precisar pedir ajuda, tais como:


Problemas complexos ou novos: Quando o líder se depara com um problema que não consegue resolver sozinho, algo não previsto; ele pode buscar a ajuda de outros membros da equipe que possam ter experiência ou conhecimento para solucioná-lo; às vezes até, de um líder de outra equipe que tenha o conhecimento necessário para apoiá-lo na resolução do caso.


Quando um líder está enfrentando uma sobrecarga de trabalho, pode ser necessário pedir ajuda aos membros da equipe ou até mesmo aos superiores. Isso pode envolver a redistribuição de tarefas, a aceitação de responsabilidades ou a busca de recursos adicionais para auxiliar na conclusão das demandas. Pedir ajuda nesse contexto demonstra um reconhecimento realista das restrições de tempo e recursos e a disposição de buscar soluções colaborativas para garantir a eficiência e o cumprimento dos prazos.


Embora estejamos encorajando os líderes a solicitarem ajuda quando necessário, é interessante observar que há limites e pontos a serem considerados:


Equilíbrio: Os líderes devem buscar um equilíbrio entre pedir ajuda e desenvolver suas próprias habilidades e competências. É importante não esperar dos outros, mas também reconhecer quando a ajuda é necessária para obter os melhores resultados.


Responsabilidade: Os líderes são responsáveis ​​por liderar e orientar suas equipes. Portanto, eles devem garantir que continuem cumprindo suas obrigações e responsabilidades mesmo ao solicitar ajuda. Isso significa que eles devem estar dispostos a assumir a liderança e tomar decisões quando necessário, mesmo quando contando com a colaboração de outros.


Competências críticas: Em algumas situações, pode haver competências ou conhecimentos específicos que são essenciais para o papel de liderança. Nesses casos, os líderes podem precisar desenvolver essas habilidades para lidar com desafios específicos sem precisar de ajuda externa.


Disponibilidade dos recursos: Pedir ajuda pode envolver a alocação de recursos adicionais, como tempo, orçamento ou pessoal. É importante considerar a disponibilidade e viabilidade desses recursos antes de fazer a solicitação. Os líderes devem estar cientes dos limites e restrições da organização e trabalhar dentro desses limites.


Em suma, embora seja saudável e estratégico para um líder pedir ajuda quando necessário, é importante considerar limites e o contexto das responsabilidades inerentes ao papel de liderança. Ao fazer isso, os líderes podem maximizar a eficácia de sua equipe e promover um ambiente de colaboração e crescimento mútuos.


É importante ressaltar que pedir ajuda, na condição de líder, não deve ser interpretado como uma fragilidade ou ineficiência, diferente disso, é um sinal de inteligência emocional, reconhecendo que o sucesso depende da colaboração e da utilização dos recursos disponíveis. Ao pedir ajuda, o líder demonstra humildade, transparência e confiança na capacidade da equipe em contribuir para o alcance dos objetivos comuns.


No entanto, é importante considerar alguns pontos aos pedidos de ajuda como líder, como, “O contexto adequado”. É fundamental avaliar o momento e o contexto para fazer uma solicitação de ajuda. Evite fazê-lo de forma desesperada ou impulsiva, e escolha o momento certo para abordar a questão, considerando a disponibilidade e a capacidade dos envolvidos em ajudar.


E para concluir, a clareza e especificidade: Ao pedir ajuda, seja claro e específico sobre o que você precisa. Descreva o desafio ou a tarefa em questão e explique por que você precisa de atendimento. Quanto mais específico você for, mais fácil será para os outros entenderem sua solicitação e oferecerem o apoio adequado. Saber dimensionar as causas e consequências com clareza, reforçam sua competência e habilidade para tratar a questão.


Uma vez que o líder tem consciência de seu papel e que está num processo de desenvolvimento constante, é importante estar aberto e receptivo para receber ajuda.


O líder não terá sua autoridade abalada porque pede ajuda, nem estará sendo fraco ou incompetente no desempenho de seu papel, antes, estará exercitando a humildade, que é uma das maiores virtudes do líder, também, estará expressando sua humanidade e vulnerabilidade, enquanto desempenha seu trabalho ou recebe apoio. Pense nisso!




Se você gostou deste conteúdo, copie este link para suas redes sociais e nos ajude a divulgar conteúdos relevantes para o desenvolvimento pessoal e profissional. 
Você pode nos indicar sugestões de temas: contato@asercarreiras.com.br
Por Amy Santos 16 de janeiro de 2024
Como Estimular a Inteligência Coletiva e Positiva
Por Amy Santos 16 de janeiro de 2024
Reconhecendo os Limites Pessoais e seus Excessos
Por Amy Santos 16 de janeiro de 2024
Como promover integração e a inclusão no time
Share by: